Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fundação Clóvis Salgado de Estímulo às Artes Cênicas 2013, que incentiva a criação teatral e de dança, por meio do apoio à montagem e à circulação de espetáculos em Minas Gerais.
Ao todo serão 270 mil reais em premiações para seis novos espetáculos. As inscrições vão até o dia 17 de maio.
O prêmio contempla duas categorias: Montagem e Circulação. Na categoria Montagem serão premiados dois espetáculos inéditos, um de Teatro e outro de Dança, com temática livre, produzidos por grupos ou artistas residentes em Belo Horizonte e região metropolitana. Os dois espetáculos selecionados receberão, cada um, o valor de 70 mil reais para a estreia e temporada no Teatro João Ceschiatti. A montagem de Teatro terá uma temporada de oito semanas, enquanto a de Dança contará com temporada de quatro semanas.
Ainda na categoria Montagem, por meio do Prêmio “Marcelo Castilho Avellar”, serão contemplados outros dois espetáculos inéditos, um de Teatro e um de Dança, de coletivos criativos reunidos pela primeira vez, também produzidos por grupos ou artistas residentes em Belo Horizonte e região metropolitana. Cada proposta receberá o valor de 35 mil reais para a estreia e temporada de quatro semanas no Teatro João Ceschiatti.
Já na categoria Circulação serão premiadas iniciativas de circulação de espetáculos já apresentados e produzidos por grupos ou artistas residentes no interior de Minas Gerais, de temática livre. Serão selecionadas duas propostas, uma de Dança e uma de Teatro, que receberão o valor de 30 mil reais para a temporada de até quatro semanas em Belo Horizonte, no Teatro João Ceschiatti.
A Fundação Clóvis Salgado oferecerá aos projetos contemplados, além dos recursos financeiros previstos, a possibilidade de utilização de peças do acervo (figurinos e adereços) do Centro Técnico de Produção, bem como a prestação de serviço para pequenos ajustes e consertos necessários durante a temporada. Os espetáculos selecionados também contarão com apoio na divulgação por meio da Assessoria de Comunicação da FCS.
As propostas serão avaliadas por uma Comissão de Seleção composta por seis profissionais reconhecidos na área das artes cênicas, sendo três desses vinculados à Fundação Clóvis Salgado e três representantes da sociedade civil. A previsão é de que o resultado seja publicado no site da Fundação Clóvis Salgado e no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais até julho de 2013.
O edital está disponível no site fcs.mg.gov.br.