segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Concursos abrem espaço e premiam fotógrafos

A Fundação Nacional de Artes – Funarte recebe, até o dia primeiro de outubro, inscrições para o XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. A premiação é destinada à realização de projetos inéditos de criação, documentação e produção de reflexão crítica sobre fotografia. Serão selecionados quinze projetos em cada módulo do edital – livre criação fotográfica, documentação fotográfica do Brasil e produção de reflexão crítica sobre fotografia –, que receberão prêmios de 50 mil reais.

Podem concorrer pessoas físicas e pessoas jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, atuantes na área das Artes Visuais, de todo o Brasil. As inscrições poderão ser feitas por meio de formulário disponível no site da Funarte, que deverá ser enviado por correio.

Os projetos habilitados serão analisados de acordo com os critérios: excelência do projeto; capacidade de execução de acordo com o cronograma apresentado; contribuição para a consolidação ou expansão do campo da fotografia; argumentação na construção do conteúdo; e alcance e eficácia do projeto para a democratização do acesso a seus resultados.

Já em são Paulo, o Museu da Imagem e do Som – MIS recebe, até o dia 12 de setembro, inscrições para o projeto Nova Fotografia 2013, programa que selecionará seis trabalhos fotográficos de novos artistas para expô-los, ao longo de 2013, em espaço fixo no museu.

Para participar, é preciso residir no estado de São Paulo, ser fotógrafo profissional, apresentar trabalhos inéditos e não ter participado em exposições – coletivas ou individuais – no Brasil ou no exterior antes de 2005. O tema dos trabalhos é livre e cada fotógrafo poderá inscrever até dois projetos mediante envio da ficha de inscrição, ficha técnica e DVD contendo as fotografias em formato JPG com resolução mínima de 300 dpi para o MIS.

Promovido pela Aliança Francesa do Brasil e pela Câmara de Comércio França-Brasil, o Prix Photo Web recebe inscrições até o dia 30 de setembro. O concurso premiará três fotógrafos: dois eleitos pelo júri oficial e o terceiro escolhido por júri popular. Os prêmios são de R$ 10 mil para cada fotógrafo vencedor.

O tema desta que é a terceira edição do prêmio é a juventude, brasileira ou francesa, e o olhar sobre os dois países para além dos cartões postais. O concurso pretende, assim, estimular a expressão por meio da fotografia e, por meio de imagens, capturar olhar crítico e contemporâneo das culturas francesa e brasileira e promover o intercâmbio entre elas.

*Blog acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário