terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Fraco crescimento em 2012 pode influenciar patrocínio cultural neste ano

O crescimento tímido da economia brasileira em 2012 deve influenciar o recuo dos investimentos das empresas em cultura neste ano, afirma o jornal Valor Econômico desta terça-feira (8/1). De acordo com grandes produtoras de eventos como a Dream Factory, responsável pelo festival Sónar São Paulo, e a Engage Eventos, do Planeta Atlântida, a expectativa é que haja uma redução na verba destinada ao patrocínio.

Dentre os fatores que influenciam a liberação de recursos neste ano estão a realização da Copa das Confederações e a proximidade da Copa do Mundo 2014, que podem desviar o foco dos investimentos para o setor de esportes. Os pontos favoráveis são a expectativa de crescimento econômico superior ao do ano passado, entre 3% e 4% contra 1% em 2012, e a ausência de disputa eleitoral, que chegou a afetar recursos de prefeituras para alguns eventos culturais.

Algumas empresas patrocinadoras prometem investir quantia equiparável à do ano passado, caso da Oi, operadora de telecomunicações, e do Banco do Brasil. Na Petrobras, ainda não está definido se uma nova edição do seu tradicional edital de fomento à cultura será mesmo aberto em 2013 ou se levará mais tempo para realizar uma nova edição.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

*Com informações do jornal Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário